Marketing de afiliados: o que é e por onde começar

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Aprenda os detalhes do marketing de afiliados e como você pode começar a fazê-lo sozinho. O marketing de afiliados é um modelo de marketing no qual editores terceirizados promovem os produtos ou serviços de um comerciante e recebem uma porcentagem das vendas ou do tráfego da web obtido como resultado. É normalmente considerado uma parte fundamental do marketing digital moderno .

O marketing de afiliados atrai as empresas porque lhes permite atingir seus objetivos de marketing a um custo baixo. Beneficia os afiliados, oferecendo-lhes a oportunidade de obter uma renda passiva. A geração de receita de afiliados requer o desenvolvimento de uma plataforma e a construção de um público online. Além disso, é essencial manter-se atualizado com as tendências do setor. Por exemplo, de acordo com o Affiliate Insider, a inteligência artificial (IA) e o software em nuvem desempenharão um papel cada vez maior na forma como os profissionais de marketing afiliados coletam dados para tomar decisões em 2023.

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é um método de marketing de divisão de receitas em que um afiliado terceirizado, como um blogueiro ou YouTuber, anuncia produtos ou serviços de uma empresa para ajudá-los a atingir metas de vendas ou marketing. Uma empresa pode trabalhar com um afiliado para aumentar as vendas, o tráfego da web e o reconhecimento da marca a um custo baixo e se conectar com um público afiliado específico (por exemplo, uma empresa de calçados que faz parceria com um blogueiro de fitness para atingir leitores preocupados com o fitness). Por sua vez, os afiliados ganham uma porcentagem de suas vendas ou tráfego de clientes devido a seus esforços de marketing.

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados envolve quatro atores principais, cada um desempenhando um papel único no processo de marketing:

  • O afiliado (ou “editor”) : o indivíduo ou entidade que promove o produto ou serviço do comerciante
  • O comerciante : o indivíduo ou entidade que vende o produto ou serviço que o afiliado promove
  • A rede de afiliados : um intermediário entre um afiliado e o programa de afiliados de um comerciante. Embora afiliados e comerciantes possam se conectar sem uma rede de afiliados, é um canal comum para tais relacionamentos.
  • O cliente : O indivíduo que compra um produto através de um afiliado. Comerciantes e afiliados colaboram para conectá-los ao público do afiliado, a fim de convertê-los em clientes.

Normalmente, um afiliado pode se conectar com comerciantes por meio de uma rede de afiliados. Os afiliados podem encontrar outros comerciantes apropriados. Por exemplo, uma rede pode sugerir uma variedade de produtos de tecnologia para um afiliado que avalia celulares.

Exemplos de marketing de afiliados

Você provavelmente já viu exemplos de marketing de afiliados antes, mesmo que não tenha percebido. A razão é simples: o marketing de afiliados mais eficaz tende a ser combinado com conteúdo de qualidade que os leitores gostem e achem útil. Embora possa ser tentador promover vários produtos para gerar vendas e gerar tráfego para os comerciantes, os afiliados que desenvolveram a confiança de seu público ao destacar produtos de qualidade nos quais acreditam têm maior probabilidade de inspirar os membros do público a fazer uma compra. Em outras palavras: qualidade e relevância vendem.

Como iniciar o marketing de afiliados

Pronto para começar sua jornada? Siga os passos abaixo para agilizar o processo:

1. Escolha o seu nicho.

Os profissionais de marketing de afiliados são valiosos para os comerciantes porque podem alcançar públicos específicos compostos por clientes em potencial. Quanto mais detalhado for o seu nicho de mercado , mais fácil será construir uma plataforma de afiliados e criar conteúdo original que atenda às necessidades do seu público.

2. Escolha um canal de marketing que corresponda ao seu nicho.

Depois de decidir sobre o tópico, o público e os produtos que sua marca de marketing de afiliados cobrirá, você desejará decidir sobre um canal de marketing .

Você também pode fazer marketing de afiliados em plataformas de mídia social como o Instagram . Você pode achar que um canal é mais apropriado para seus objetivos de marketing de afiliados do que outros, ou que uma abordagem de marketing multicanal ou omnicanal é melhor.

3. Junte-se a uma rede de marketing de afiliados.

As redes de afiliados conectam afiliados e comerciantes. Embora nem sempre seja necessário ingressar em uma rede de afiliados, você provavelmente descobrirá que isso simplificará o processo de construção de relacionamento com os comerciantes e, por fim, aumentará seu potencial de ganhar comissões de afiliados.

O tipo de rede afiliada ou programa de marketing ao qual você se filiará dependerá do tipo de produto em que seu público está interessado. Na verdade, muitos tipos diferentes de redes e programas de marketing afiliado oferecem uma gama de produtos e serviços de indústria para indústria. Para otimizar suas chances de sucesso, pesquise redes e programas que melhor se adequam ao seu produto e público-alvo.

4. Expanda sua rede.

Criar uma plataforma de marketing de afiliados bem-sucedida leva tempo e dedicação. Para aumentar o tamanho geral do seu público, porém, é útil usar uma combinação de abordagens de marketing digital , incluindo:

Por exemplo, você pode descobrir que uma combinação de disparos de e-mail oportunos e conteúdo de SEO melhorará seus esforços de marketing mais do que qualquer um deles por conta própria.

O marketing de afiliados tem a possibilidade de fornecer um fluxo de renda passivo para aqueles que criam conteúdo atraente e dedicam tempo e esforço para aumentar seu público. Comece a desenvolver suas habilidades de marketing