Realize pesquisas de mercado

Market research

A pesquisa de mercado é essencial para compreender seus clientes, concorrentes e indústria.

O que é pesquisa de marketing?

A pesquisa de mercado inclui estudar o seu:

  • Clientes
  • Concorrentes
  • Indústria

Por que pesquisar seu mercado

A pesquisa de mercado é essencial para iniciar e administrar um negócio de sucesso. Ele define a direção para o seu negócio e ajuda você a ficar por dentro do que seus clientes desejam.

A pesquisa de mercado é útil para avaliar:

  • A viabilidade de uma ideia de negócio ou produto
  • Se você pode desenvolver um novo mercado ou local
  • Fatores industriais ou econômicos

Você também pode usar suas descobertas para:

  • Começar um novo negócio
  • Escreva ou atualize seu plano de marketing
  • Medir o sucesso do seu plano de marketing

Como fazer pesquisa de mercado

Para administrar um negócio de sucesso, você precisa aprender sobre seus clientes, seus concorrentes e seu setor.

A pesquisa de mercado envolve fazer as perguntas certas, da maneira certa, para as pessoas certas. Isso dá orientações ao seu negócio e ajuda você a ficar por dentro do que seus clientes desejam e quanto eles estão dispostos a pagar por isso.

1. Defina seu objetivo de pesquisa

O primeiro passo no processo de pesquisa de mercado é definir seus objetivos de pesquisa. Pergunte a si mesmo:

  • Quais são as principais informações que você gostaria que sua pesquisa descobrisse?
  • O que você quer saber sobre seus clientes ou seu mercado?

Ao definir os objetivos da sua pesquisa, você será capaz de mantê-la focada e eficaz.

Por exemplo, você pode decidir se deseja lançar um novo produto ou serviço. Seu processo de pesquisa seria avaliar se o mercado aceitará seu novo produto ou serviço e quanto eles estarão dispostos a pagar por isso.

2. Desenvolva suas questões de pesquisa

Depois de identificar um objetivo, elabore uma lista de questões de pesquisa para seu mercado, clientes e concorrentes. Por exemplo:

Perguntas para o seu mercado:

  • Quais são os principais dados demográficos do seu mercado (por exemplo, como idade e sexo)?
  • Se você está iniciando um novo negócio ou produto, como sua entrada afetará o mercado e os clientes?
  • A região onde você opera tem uma economia estável?

Perguntas para seus clientes:

  • Quem são seus clientes-alvo e como eles se comportam?
  • Onde eles estão localizados?
  • Qual é o perfil de um cliente ideal para o seu negócio?

Perguntas para seus concorrentes:

  • Qual é o perfil de um concorrente típico para o seu negócio?
  • Quais são os principais pontos fortes dos seus concorrentes?
  • Quais são os principais pontos fracos de seus concorrentes?

3. Reúna sua pesquisa

Existem 2 tipos de coleta de dados, e ambos são baseados em perguntas:

  • A informação qualitativa é mais investigativa e envolve um menor número de entrevistados (grupos focais e entrevistas aprofundadas).
  • A informação quantitativa é utilizada para tirar conclusões específicas e envolve um grande número de inquiridos (inquéritos e questionários).

Formas de conduzir pesquisas

Alguns métodos comuns para coleta de dados incluem:

  • votação por telefone
  • questionários enviados
  • pesquisas on-line
  • entrevistas pessoais

4. Interprete suas descobertas

Esta etapa é sobre como organizar seus resultados e interpretar suas descobertas. Basicamente, o que você descobriu?

Mantenha seus objetivos de pesquisa em mente ao organizar e agrupar seus dados. Procure maneiras de melhorar sua organização de dados – isso tornará mais fácil chegar a uma conclusão no caminho.

5. Tire conclusões e tome decisões

Depois de ter suas descobertas, pergunte:

  • O que suas descobertas significam para o seu negócio?
  • O que você vai fazer sobre isso?

Quaisquer conclusões que você chegar devem estar alinhadas com seus objetivos de pesquisa e suas metas para o seu negócio.

Revise todos os dados coletados:

  • Certifique-se de que não haja lacunas em seus dados.
  • Examine as principais tendências ou problemas em sua indústria ou mercado.
  • Analise quaisquer pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  • Use sua pesquisa para decidir sobre as táticas que irão compor seu mix de marketing .