A pesquisa de mercado é essencial para compreender seus clientes, concorrentes e indústria.
O que é pesquisa de marketing?
A pesquisa de mercado inclui estudar o seu:
- Clientes
- Concorrentes
- Indústria
Por que pesquisar seu mercado
A pesquisa de mercado é essencial para iniciar e administrar um negócio de sucesso. Ele define a direção para o seu negócio e ajuda você a ficar por dentro do que seus clientes desejam.
A pesquisa de mercado é útil para avaliar:
- A viabilidade de uma ideia de negócio ou produto
- Se você pode desenvolver um novo mercado ou local
- Fatores industriais ou econômicos
Você também pode usar suas descobertas para:
- Começar um novo negócio
- Escreva ou atualize seu plano de marketing
- Medir o sucesso do seu plano de marketing
Como fazer pesquisa de mercado
Para administrar um negócio de sucesso, você precisa aprender sobre seus clientes, seus concorrentes e seu setor.
A pesquisa de mercado envolve fazer as perguntas certas, da maneira certa, para as pessoas certas. Isso dá orientações ao seu negócio e ajuda você a ficar por dentro do que seus clientes desejam e quanto eles estão dispostos a pagar por isso.
1. Defina seu objetivo de pesquisa
O primeiro passo no processo de pesquisa de mercado é definir seus objetivos de pesquisa. Pergunte a si mesmo:
- Quais são as principais informações que você gostaria que sua pesquisa descobrisse?
- O que você quer saber sobre seus clientes ou seu mercado?
Ao definir os objetivos da sua pesquisa, você será capaz de mantê-la focada e eficaz.
Por exemplo, você pode decidir se deseja lançar um novo produto ou serviço. Seu processo de pesquisa seria avaliar se o mercado aceitará seu novo produto ou serviço e quanto eles estarão dispostos a pagar por isso.
2. Desenvolva suas questões de pesquisa
Depois de identificar um objetivo, elabore uma lista de questões de pesquisa para seu mercado, clientes e concorrentes. Por exemplo:
Perguntas para o seu mercado:
- Quais são os principais dados demográficos do seu mercado (por exemplo, como idade e sexo)?
- Se você está iniciando um novo negócio ou produto, como sua entrada afetará o mercado e os clientes?
- A região onde você opera tem uma economia estável?
Perguntas para seus clientes:
- Quem são seus clientes-alvo e como eles se comportam?
- Onde eles estão localizados?
- Qual é o perfil de um cliente ideal para o seu negócio?
Perguntas para seus concorrentes:
- Qual é o perfil de um concorrente típico para o seu negócio?
- Quais são os principais pontos fortes dos seus concorrentes?
- Quais são os principais pontos fracos de seus concorrentes?
3. Reúna sua pesquisa
Existem 2 tipos de coleta de dados, e ambos são baseados em perguntas:
- A informação qualitativa é mais investigativa e envolve um menor número de entrevistados (grupos focais e entrevistas aprofundadas).
- A informação quantitativa é utilizada para tirar conclusões específicas e envolve um grande número de inquiridos (inquéritos e questionários).
Formas de conduzir pesquisas
Alguns métodos comuns para coleta de dados incluem:
- votação por telefone
- questionários enviados
- pesquisas on-line
- entrevistas pessoais
4. Interprete suas descobertas
Esta etapa é sobre como organizar seus resultados e interpretar suas descobertas. Basicamente, o que você descobriu?
Mantenha seus objetivos de pesquisa em mente ao organizar e agrupar seus dados. Procure maneiras de melhorar sua organização de dados – isso tornará mais fácil chegar a uma conclusão no caminho.
5. Tire conclusões e tome decisões
Depois de ter suas descobertas, pergunte:
- O que suas descobertas significam para o seu negócio?
- O que você vai fazer sobre isso?
Quaisquer conclusões que você chegar devem estar alinhadas com seus objetivos de pesquisa e suas metas para o seu negócio.
Revise todos os dados coletados:
- Certifique-se de que não haja lacunas em seus dados.
- Examine as principais tendências ou problemas em sua indústria ou mercado.
- Analise quaisquer pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
- Use sua pesquisa para decidir sobre as táticas que irão compor seu mix de marketing .