Todo o marketing que utiliza dispositivos eletrônicos e que pode ser utilizado pelos profissionais de marketing para transmitir mensagens promocionais e medir o impacto na jornada do cliente. Na prática, o marketing digital refere-se frequentemente a campanhas de marketing exibidas num computador, telefone ou outro dispositivo eletrónico.
Pode assumir várias formas, incluindo vídeos on-line, anúncios, marketing em mecanismos de busca, publicidade paga em mídias sociais e postagens em mídias sociais. É comum comparar o marketing digital ao “marketing tradicional”, como anúncios em revistas, outdoors e mala direta. Curiosamente, a televisão costuma estar repleta de marketing tradicional.
Marketing digital
O marketing digital, também chamado marketing on-line, é a promoção de marcas para se conectar com clientes potenciais usando a internet e outras formas de comunicação digital. Isso inclui não apenas e-mail, redes sociais e publicidade baseada na web, mas também mensagens de texto e multimídia como um canal de marketing.
Em essência, se uma campanha de marketing envolve comunicação digital, trata-se de marketing digital.
Tipos de marketing digital
Há tantas especializações no marketing digital quanto há maneiras de interagir usando mídia digital. Aqui estão alguns exemplos importantes.
Otimização para mecanismos de pesquisa
A otimização do mecanismo de pesquisa, ou SEO, é tecnicamente uma ferramenta de marketing e não uma forma de marketing em si. O The Balance a define como “a arte e a ciência de tornar as páginas da web atraentes para os mecanismos de pesquisa”.
A parte “arte e ciência” de SEO é a mais importante. A SEO é uma ciência porque exige que você pesquise e pondere diferentes fatores que contribuem para alcançar a classificação mais alta possível. Hoje, os elementos mais importantes a considerar ao otimizar uma página da web incluem:
- Qualidade do conteúdo
- Nível de envolvimento do usuário
- Compatibilidade com dispositivos móveis
- Número e qualidade dos links de entrada
O uso estratégico desses fatores torna a SEO uma ciência, mas a imprevisibilidade envolvida faz dela uma arte.
Em SEO, não há categoria quantificável ou regra consistente para classificação elevada. O Google altera seu algoritmo quase constantemente, por isso é impossível fazer previsões exatas. O que você pode fazer é monitorar de perto o desempenho da sua página e fazer os ajustes necessários.
Marketing de conteúdo
A SEO é um fator importante no marketing de conteúdo, uma estratégia baseada na distribuição de conteúdo relevante e valioso para um público segmentado.
Como em qualquer estratégia de marketing, o objetivo do marketing de conteúdo é atrair leads que, em última instância, se converterão em clientes. Mas ele faz isso de forma diferente da publicidade tradicional. Em vez de atrair clientes potenciais com valor potencial de um produto ou serviço, ele oferece valor gratuitamente na forma de material escrito.
O marketing de conteúdo é importante, e há muitas estatísticas para provar isso:
- 84% dos consumidores esperam que as empresas produzam experiências de conteúdo úteis e divertidas
- 62% das empresas que têm pelo menos 5 mil funcionários produzem conteúdo diariamente
- 92% dos profissionais de marketing acreditam que sua empresa valoriza o conteúdo como um ativo importante
Por mais eficaz que seja o marketing de conteúdo, ele pode ser complicado. Os redatores de marketing de conteúdo precisam ser capazes de classificar-se muito bem nos resultados de mecanismos de pesquisa, ao mesmo tempo em que envolvem pessoas que vão ler o material, compartilhá-lo e interagir mais com a marca. Quando o conteúdo é relevante, ele pode estabelecer relacionamentos sólidos.
Marketing de redes sociais
O marketing de mídia social visa direcionar o tráfego e o reconhecimento da marca, envolvendo as pessoas em conversas online. As plataformas mais conhecidas para marketing em mídias sociais são Facebook, Twitter e Instagram, com LinkedIn e YouTube.
Como o marketing de mídia social envolve a participação ativa do público, tornou-se uma forma popular de ganhar atenção. É o meio de conteúdo mais popular para profissionais de marketing B2C, com 96%, e também está ganhando terreno na esfera B2B. De acordo com o Content Marketing Institute, 61% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B aumentaram o uso das mídias sociais este ano.
O marketing de mídia social oferece métricas de engajamento integradas, que são extremamente úteis para ajudar você a entender como está alcançando seu público. Você pode decidir quais tipos de interações são mais importantes para você, seja o número de compartilhamentos, comentários ou total de cliques em seu site.
Marketing de pagamento por clique
O pagamento por clique, ou PPC, é publicar um anúncio em uma plataforma e pagar sempre que alguém clica nele.
Como e quando as pessoas veem seu anúncio é um pouco mais complicado. Quando um espaço está disponível em uma página de resultados de mecanismo de pesquisa, também conhecida como SERP, o mecanismo preenche o espaço com o que é essencialmente um leilão instantâneo. Um algoritmo prioriza cada anúncio disponível com base em uma série de fatores, incluindo:
- Qualidade do anúncio
- Relevância da palavra-chave
- Qualidade da página de destino
- Valor da licitação
Cada campanha PPC tem uma ou mais ações de destino que os visualizadores devem concluir após clicar em um anúncio. Essas ações são conhecidas como conversões e podem ser transacionais ou não transacionais. Fazer uma compra é uma conversão, mas uma inscrição no boletim informativo ou uma ligação para o seu home office também é.
Seja qual for a sua escolha como conversões de destino, você pode rastreá-las através da plataforma escolhida para ver como está o desempenho da sua campanha.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados permite que alguém ganhe dinheiro promovendo o negócio de outra pessoa. Você pode ser o promotor ou a empresa que trabalha com o promotor, mas o processo é o mesmo em ambos os casos.
Funciona usando um modelo de divisão de receitas. Se você for afiliado, receberá uma comissão sempre que alguém comprar o item que você promove. Se você for o comerciante, pagará ao afiliado por cada venda que ele ajudar a realizar.
Alguns comerciantes afiliados optam por avaliar apenas os produtos de uma empresa, talvez em um blog ou outro site de terceiros. Outros mantêm relacionamento com diversos estabelecimentos comerciais.
Se você deseja ser afiliado ou encontrar um, o primeiro passo é fazer uma conexão com a outra parte. Você pode usar uma plataforma projetada para conectar afiliados a varejistas ou pode iniciar ou ingressar em um programa de varejista único.
Se você é um varejista e escolhe trabalhar diretamente com afiliados, há muitas coisas que você pode fazer para tornar seu programa atraente para potenciais promotores. Você precisará fornecer a esses afiliados as ferramentas de que precisam para ter sucesso. Isso inclui incentivos para ótimos resultados, bem como suporte de marketing e materiais pré-fabricados.
Marketing por e-mail
O conceito de marketing por e-mail é simples: você envia uma mensagem promocional e espera que o cliente potencial clique nela. No entanto, a execução é muito mais complexa. Em primeiro lugar, você precisa garantir que seus e-mails sejam desejados. Isso significa ter uma lista de confirmação que faça o seguinte:
- Individualize o conteúdo, tanto no corpo do texto quanto no assunto
- Indique claramente que tipo de e-mail o assinante receberá
- Ofereça uma opção clara de cancelamento de assinatura
- Integre-se a e-mails transacionais e promocionais
Você quer que os clientes potenciais vejam sua campanha como um serviço valioso, não apenas como uma ferramenta promocional.
O marketing por e-mail é uma técnica comprovada e eficaz por si só: 89% dos profissionais pesquisados a indicaram como seu gerador de leads mais eficaz.
Ele pode ser ainda melhor se você integrar outras técnicas, como automação de marketing, que permite segmentar e agendar seus e-mails para que eles atendam às necessidades do cliente de forma mais eficaz.
Os benefícios do marketing digital
O marketing digital tornou-se proeminente em grande parte porque atinge um público muito amplo, mas também oferece várias outras vantagens. A seguir, alguns dos benefícios.
Um amplo alcance geográfico
Quando você publica um anúncio on-line, as pessoas podem vê-lo onde quer que estejam, desde que você não tenha limitado seu anúncio geograficamente. Isso torna mais fácil aumentar o alcance de mercado da sua empresa.
Eficiência de custo
O marketing digital não só atinge um público mais amplo do que o marketing tradicional, mas também tem um custo menor. Os custos indiretos para anúncios em jornais, anúncios na televisão e outras oportunidades de marketing tradicionais podem ser altos. Eles também oferecem menos controle sobre se o público-alvo verá essas mensagens.
Com o marketing digital, você pode criar apenas um conteúdo que atraia visitantes ao seu blog, desde que esteja ativo. Você pode criar uma campanha de marketing por e-mail que entregue mensagens a listas de clientes direcionadas de acordo com uma programação; além disso, é fácil alterar a programação ou o conteúdo, se necessário.
Somando tudo isso, o marketing digital oferece muito mais flexibilidade e contato com o cliente para gastos com publicidade.
Resultados quantificáveis
Para saber se sua estratégia de marketing funciona, você precisa descobrir quantos clientes ela atrai e quanta receita gera. Mas como fazer isso com uma estratégia de marketing não digital?
Sempre existe a opção tradicional de perguntar a cada cliente: “Como você nos encontrou?”
Infelizmente, isso não funciona em todos os setores. Muitas empresas não conseguem ter conversas individuais com seus clientes e as pesquisas nem sempre obtêm resultados completos.
Com o marketing digital, acompanhar os resultados é simples. As plataformas e softwares de marketing digital rastreiam automaticamente o número de conversões desejadas que você obtém, seja por meio de taxas de abertura de e-mail, visitas à página inicial ou compras diretas.
Personalização mais fácil
O marketing digital permite que você colete dados do cliente de uma forma que o marketing offline não consegue. Os dados recolhidos digitalmente são muitas vezes muito mais precisos e específicos.
Imagine que você oferece serviços financeiros e deseja enviar ofertas especiais para pessoas que viram seus produtos. Você sabe que obterá melhores resultados se direcionar a oferta ao interesse da pessoa, por isso decide preparar duas campanhas. Um é para famílias jovens que mudam os seus produtos de seguro de vida, e o outro é para empreendedores millennials que mudam os seus planos de reforma.
Como coletar todos esses dados sem rastreamento automatizado? Quantos registros telefônicos você precisaria analisar? Quantos perfis de clientes? E como saber quem leu ou não o folheto que você enviou?
Com o marketing digital, todas essas informações já estão ao seu alcance.
Mais conexão com os clientes
O marketing digital permite que você se comunique com os clientes em tempo real. Mais importante ainda, permite que eles se comuniquem com você.
Pense em sua estratégia de mídia social. É ótimo quando o seu público-alvo vê sua última postagem, mas é ainda melhor quando eles comentam ou compartilham. Isso significa mais buzz em torno do seu produto ou serviço, bem como maior visibilidade cada vez que alguém entra na conversa.
A interatividade também beneficia os clientes. O nível de envolvimento deles aumenta à medida que eles se tornam participantes ativos na história da sua marca. Esse sentimento de propriedade pode criar um forte sentimento de fidelidade à marca.
Conversões fáceis e convenientes
O marketing digital permite que os clientes ajam imediatamente após visualizar seu anúncio ou conteúdo. Com os anúncios tradicionais, o resultado mais imediato que você pode esperar é um telefonema logo após alguém ver seu anúncio. Mas com que frequência alguém tem tempo para entrar em contato com uma empresa enquanto lava a louça, dirige na estrada ou atualiza registros no trabalho?
Com o marketing digital, eles podem clicar em um link ou salvar uma postagem no blog e avançar imediatamente no funil de vendas. Eles podem não fazer uma compra imediatamente, mas permanecerão conectados com você e lhe darão a chance de interagir ainda mais com eles.
Marketing Digital Impulsiona o Crescimento
O marketing digital deve ser um dos principais focos da estratégia geral de marketing de quase todas as empresas. Nunca antes houve uma maneira de manter contato tão constante com seus clientes, e nada mais oferece o nível de personalização que os dados digitais podem oferecer. Quanto mais você aproveitar o poder do marketing digital, mais poderá concretizar o potencial de crescimento da sua empresa.