A publicidade não é a única forma de expandir o seu negócio. O marketing, especialmente o marketing na Internet, é muito eficaz quando se trata de gerar tráfego, leads e vendas. O melhor é que as estratégias de marketing desta lista não envolvem altos custos de publicidade. Então, quais estratégias de marketing gratuito merecem sua atenção em 2023? Continue lendo para saber mais!
Como uma empresa de qualquer tipo, do setor de serviços ao varejo, você reconhece que, para expandir seus negócios, deve comercializá-los com sucesso.
A publicidade é uma forma de transmitir a mensagem da sua empresa aos consumidores próximos e distantes e, se bem feita, ajudará a direcionar o tráfego para sua presença online e física.
Mas alguns métodos promocionais podem ser extremamente caros, o que não é bom para qualquer empresa com orçamento limitado. No entanto, existem várias estratégias de marketing que permitem divulgar sua empresa gratuitamente e aproveitar ao máximo seu plano estratégico de marketing.
1. Otimização de mecanismo de busca (SEO)
SEO, ou Search Engine Optimization, é de longe a melhor estratégia de marketing para expandir seus negócios online.
Isso ocorre porque o processo de SEO permite que seu site tenha uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, permitindo que mais clientes em potencial vejam e cliquem em seu site. O processo de SEO também permite aumentar a autoridade do seu site em seu setor.
Sem SEO, é difícil para os clientes que procuram seus serviços encontrá-lo online porque você não pode direcioná-los adequadamente.
Os tipos de estratégias de marketing incluídas no SEO incluem:
- Pesquisa de palavras-chave
- Segmentação por palavras-chave
- Criação de conteúdo
A pesquisa de palavras-chave significa que você usa as ferramentas para pesquisar diferentes palavras-chave para determinar quais são as mais procuradas em seu setor, quais têm mais potencial e quais têm mais concorrência.
Quando você faz pesquisa de palavras-chave, isso o ajudará a entender quais palavras-chave você deve incluir em seu conteúdo, postagens de mídia social, boletins informativos e outras estratégias de publicidade.
A criação de conteúdo é importante para o SEO porque permite que os mecanismos de pesquisa, como o Google, rastreiem e indexem o conteúdo, o que significa mais oportunidades para seus clientes encontrarem você online.
2. Marketing Digital
No mundo do marketing digital, o conteúdo desempenha um papel fundamental.
Se você não criar consistentemente um conteúdo informativo e interessante para os usuários, estará prestando um grande desserviço ao seu site. Quando você cria um ótimo conteúdo, também cria uma grande oportunidade de compartilhar informações e fazer com que seu público confie em você como uma autoridade em seu setor.
Quando você considera as estratégias de marketing que usará para promover seu negócio, o conteúdo faz parte de quase todas elas.
Por exemplo, o conteúdo é uma parte importante do marketing de mídia social, SEO, PPC, email marketing e muito mais.
Postar conteúdo nas mídias sociais, seja na forma de blog ou artigo, é uma ótima maneira de atrair amigos e seguidores para o seu site.
Na verdade, o SEO requer um ótimo conteúdo para funcionar, incluindo palavras-chave importantes que você pode encontrar por meio da pesquisa de palavras-chave.
3. Multimídia
Com 65% da população mundial estudando tecnologia visual, é imperativo que você anuncie seu negócio com elementos multimídia.
As pessoas querem ver o que estão comprando, de quem estão comprando, onde você está e as informações visuais que você fornece.
A multimídia é perfeita para a presença on-line da sua empresa – seu site, postagens em mídias sociais, boletins informativos por e-mail e muito mais.
As fotos são um ótimo elemento de marketing porque ajudam a quebrar paredes de texto com um elemento visual através do qual os usuários podem interagir. Eles também são usados para dar cor e interesse à página.
As fotos são uma ótima maneira de mostrar aos usuários seus serviços e produtos, mas o vídeo está crescendo em popularidade.
O marketing de vídeo aumenta a associação à marca em impressionantes 139%.
Você não precisa contratar um cinegrafista profissional para criar um ótimo vídeo para seu site ou mídia social. Hoje em dia, os smartphones produzem vídeos de alta qualidade adequados para demonstrações de produtos, análises de clientes e muito mais. (Mas você pode precisar de um tripé em algum momento.)
4. Blogs
Blogar é uma das melhores maneiras de manter seus leitores informados e satisfazer os mecanismos de pesquisa.
Os blogs fornecem aos mecanismos de pesquisa mais páginas para indexar do seu site e oferecem mais opções para segmentar palavras-chave importantes para o seu negócio.
Eles podem cobrir tópicos de tendência – seja qual for a sua escolha, certifique-se de que eles segmentam uma palavra-chave que seja importante para o seu público.
Como mencionado anteriormente, segmentar seu conteúdo por palavras-chave é uma prática de SEO que ajuda seu site a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, o que é uma ótima maneira de anunciar sua empresa online.
5. Blogging convidado
A postagem de convidados em outros blogs é uma ótima maneira de promover seus negócios e mostrar sua experiência em seu setor.
Essa estratégia de marketing gratuita envolve escrever artigos para outros blogs do seu setor para compartilhar informações sobre sua empresa, eventos atuais e problemas atuais.
Por exemplo, você pode escrever um blog que forneça um ponto de vista exclusivo ou explique as estatísticas apresentadas sobre seu setor. Ao assinar seu nome no final e incluir uma pequena biografia, você também pode incluir o nome da sua empresa – é como publicidade gratuita!
Aqueles que gostaram do seu artigo podem conferir seu site para obter mais informações, onde você pode transformá-los em clientes pagantes.
6. Marketing de mídia social
A mídia social é o lar de bilhões de usuários todos os dias, o que significa que existem bilhões de oportunidades para alcançar seu público. E você pode fazer isso de graça!
Em abril de 2016, havia cerca de 1,59 bilhão de usuários do Facebook, 400 milhões de usuários do Instagram, 320 milhões de usuários do Twitter, 200 milhões de usuários do Snapchat e 100 milhões de usuários do LinkedIn, só para citar alguns.
E há mais boas notícias: todas as faixas etárias estão se tornando mais ativas nas mídias sociais todos os dias, o que significa que você pode se conectar com quase todo mundo por meio de um meio.
Você tem várias opções quando se trata do que postar como parte de suas estratégias de marketing de mídia social.
Você deve sempre tentar compartilhar uma foto com sua postagem, pois elas mostram o que você está promovendo, não contando. A imagem deve ser de alta qualidade, mas evite fotos genéricas – elas não o promoverão tão bem quanto fotos exclusivas diretamente de você.
7. E-mail Marketing
Enviar e-mails é uma das melhores maneiras de anunciar sua empresa online. Apenas lembre-se – você deve obter permissão antes de enviar e-mails para seus destinatários.
Para listar destinatários de e-mail, adicione campos de formulário ao melhor conteúdo do seu site (como uma entrada de concurso ou PDF para download).
Ao fazer isso, você receberá permissão para entrar em contato com as pessoas que preencheram o formulário. Em seguida, adicione-os à sua lista de clientes em potencial por e-mail e envie-lhes informações de tempos em tempos sobre como se tornar um cliente pagante.
Quanto ao conteúdo do seu e-mail, você tem várias opções.
Você pode enviar um boletim informativo agendado mensalmente ou quinzenalmente para manter seus clientes em potencial atualizados com o que está acontecendo em sua empresa. Na lista de mala direta, você pode compartilhar qualquer coisa, desde fotos de novos funcionários até novos produtos ou serviços.
Você também pode usar e-mails para anunciar eventos futuros, vendas, conquistas, comunicados à imprensa e muito mais.
8. SEO local
Se você deseja que seu negócio local se destaque nas páginas de resultados de pesquisa, o SEO local é a melhor maneira de fazer isso.
O SEO local está incluído nesta lista como uma das estratégias de marketing eficazes porque permite que os usuários que procuram sua empresa vejam:
- Sua localização
- Seu número de telefone
- Seu horário de funcionamento
- Avaliações de Clientes
- Muito mais
… e tudo isso nos buscadores.
9. Marketing boca a boca
Uma das melhores e mais antigas maneiras de divulgar seu negócio gratuitamente é pelo boca a boca. E seus amigos e familiares podem ajudar.
Incentive-os a recomendar seus produtos e serviços a pessoas que conhecem e que procuram o que você tem a oferecer. Eles também podem compartilhar seu conteúdo em suas páginas de mídia social.
Estes podem parecer conceitos básicos, mas existem muitas outras maneiras pelas quais sua empresa pode ganhar força com essas estratégias de marketing.