7 características de um líder de vendas digitais de sucesso

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O que é preciso para ser um líder de sucesso em vendas digitais? O poder de marketing disponível hoje devido ao crescimento e expansão digital não significa que as características dos vendedores de sucesso sejam redundantes. É uma questão de traduzir as competências tradicionais numa abordagem que seja eficaz numa plataforma digital.

Tornar-se um líder de vendas digitais de sucesso requer um interesse sincero em crescer e mudar à medida que o mundo digital continua a evoluir. Aqui estão sete das características mais importantes de um líder de vendas digital de sucesso.

1. Conheça o público

O sucesso em qualquer forma de vendas, online ou offline, começa com saber exatamente com quem você está falando e para quem está realmente fazendo marketing. Você tem uma imagem clara do seu público-alvo ? As informações básicas incluem nível de renda, sexo, faixa etária e nível de escolaridade, mas as informações ainda mais importantes são o que motiva o seu público e o mantém acordado à noite.

Existem algumas vantagens em conversar pessoalmente com as pessoas quando você comercializa no mundo offline. Quando você conversa cara a cara, você tem uma imagem muito clara de quem eles são e pode ter uma ideia melhor de que tipo de pessoas estão demonstrando interesse no que você tem a oferecer, bem como quais reações as pessoas têm se você oferecer algo novo.

No mundo digital ainda é possível ter uma boa ideia de quem é o público. Às vezes pode parecer um pouco mais desafiador saber com certeza com quem você está falando online, mas cabe aos líderes de vendas digitais entrar em contato com o tipo de pessoa que constitui a maioria de seu público-alvo. Isto é possível através de vários canais, incluindo interações nas redes sociais, pesquisas e outras conversas online.

2. Saiba quem está manifestando interesse

A personalidade do público-alvo não está gravada em concreto e pode mudar de tempos em tempos. Embora você possa pensar que está fazendo marketing para um determinado grupo de pessoas, um grupo diferente de pessoas pode, na verdade, estar tentando se educar com seu conteúdo e, em última análise, também estar interessado em seus produtos.

O sucesso nas vendas digitais exige perceber quem está demonstrando interesse no que você tem a oferecer. Que tipo de pessoa está baixando seus white papers ou se inscrevendo em sua lista de e-mail? Quem está comentando nas postagens do seu blog, postando nas redes sociais ou escrevendo comentários online? São as mesmas pessoas que você estava tentando atrair para sua marca? Eles estão no grupo de pessoas para quem você pensava que estava fazendo marketing?

É possível que seu público-alvo original ainda esteja interessado e engajado, mas você também tenha atraído um grupo diferente de pessoas. Um líder de vendas digitais de sucesso percebe e incentiva novos clientes potenciais, sem negligenciar o grupo original de clientes. Novos clientes potenciais interessados ​​podem exigir a criação de produtos e estratégias novos e diferentes.

3. Preste atenção às preocupações

No mundo digital, é possível comunicar-se com uma grande variedade de pessoas. Isso inclui clientes existentes e pessoas que ainda não desenvolveram qualquer tipo de fidelidade à sua marca.

Uma liderança digital bem-sucedida exige prestar atenção às conversas que estão sempre acontecendo. O que as pessoas estão dizendo nas redes sociais, diretamente à sua organização ou aos concorrentes? Eles estão expressando algo que não foram capazes de encontrar? Eles estão expressando decepção com a qualidade do que encontraram até agora?

O que eles estão dizendo especificamente sobre sua empresa? Ouça as preocupações dos clientes, especialmente aqueles que possam estar insatisfeitos com sua empresa, com o serviço que receberam ou com sua linha de produtos. Em seguida, tente descobrir como você pode transformar um cliente insatisfeito em um cliente satisfeito.

4. Construa relacionamentos com seu público

As pessoas geralmente conseguem perceber quando uma empresa está interessada apenas em vendas, em vez de querer genuinamente oferecer serviços e informações de qualidade. O vendedor médio pode estar mais preocupado com os resultados financeiros, o que significa que os clientes basicamente representam apenas potencial de receita.

Um importante líder de vendas digitais está interessado em construir relacionamentos, não apenas em realizar vendas. O líder está ciente de que os clientes potenciais e potenciais desejam ser tratados como pessoas, não como números. Os clientes desejam saber que os representantes da empresa se preocupam com seus desejos e necessidades, e não é difícil demonstrar-lhes interesse e preocupação genuínos.

Incentive os clientes a se envolverem mais com seu marketing de conteúdo, ofertas de produtos e resultados de mídia social. Participe de conversas e permita que seu público veja você como uma pessoa e não como uma empresa.

5. Auxiliar na navegação digital

Os clientes em potencial podem se distrair facilmente e se perder online. Num mundo onde os profissionais de marketing competem constantemente pela atenção de um potencial cliente, os consumidores enfrentam uma sobrecarga de informação.

Muita informação é muito confusa e muitas vezes contraditória. Um líder de vendas digitais de sucesso orienta o cliente em potencial a prestar atenção ao que é importante enquanto navega em um mundo digital confuso e às vezes opressor.

Os clientes em potencial podem precisar de orientação para ignorar a desinformação e encontrar conteúdo de qualidade que ofereça valor real. Conteúdo valioso nem sempre precisa vir da sua própria organização. A questão é que os líderes de vendas bem-sucedidos estão comprometidos em ajudar os clientes em potencial a encontrar as informações de que precisam, o que faz parte da construção de relacionamentos.

6. Aproveite as vantagens das ferramentas digitais e análises

As ferramentas digitais são muito poderosas para analisar o mercado e o sucesso das suas estratégias. Eles também são poderosos para permitir que os clientes acessem informações instantaneamente, usando ferramentas como cotações de preços on-line e mecanismos de pesquisa. As ferramentas digitais também permitem que os clientes acompanhem o estoque e o prazo de entrega de seus pedidos.

Os líderes de vendas digitais de sucesso também incluem conteúdo digital otimizado para dispositivos móveis. Eles testam continuamente a funcionalidade dos aplicativos móveis e prestam atenção ao feedback sobre se os aplicativos móveis estão atendendo às necessidades dos clientes.

7. Ofereça disponibilidade e capacidade de resposta

O mercado digital não dorme, o que permite continuar atraindo negócios e ganhando dinheiro 24 horas por dia. No entanto, os clientes têm algumas expectativas que acompanham isso.

Os clientes em potencial e os clientes esperam poder entrar em contato com você ou outro representante de sua empresa com bastante rapidez. Se a pergunta ou preocupação deles lhes ocorrer agora, é quando eles querem uma resposta. Se você não estiver disponível para dar a eles, outra pessoa estará.

As informações digitais precisam ser entregues imediatamente e as solicitações de comunicação nas redes sociais ou através do seu site precisam ser respondidas o mais rápido possível.

CONCLUSÃO:

A liderança de sucesso no mundo das vendas digitais depende de uma visão clara e da capacidade de montar uma estratégia, utilizando as ferramentas disponíveis para conhecer e analisar o mercado. Os líderes também trabalham com os membros da equipe de vendas para garantir que estejam totalmente treinados e capazes de aproveitar as muitas oportunidades que se abrem com o marketing digital.

As ferramentas digitais permitem saber exatamente quem é o público-alvo e o que procura. Aprender com os clientes cria oportunidades para relacionamentos mais fortes com os membros do seu público. Isso permite maior retenção de clientes e pode gerar muito mais receita.