Construir uma lista de e-mail é a chave para uma estratégia de marketing por e-mail bem-sucedida. Não sabe por onde começar? Este guia ensinará como criar uma lista de e-mail começando com as principais táticas de listagem.
Para que suas campanhas de email marketing sejam bem-sucedidas, você deve primeiro saber como criar uma lista de emails. Muitas vezes não é suficiente simplesmente colocar um formulário de registro de e-mail em seu site. Você não apenas deseja aumentar suas listas de e-mail, mas também deseja garantir que suas campanhas de e-mail alcancem as pessoas certas.
É por isso que as táticas de criação de listas de e-mail são essenciais para alcançar clientes em potencial e aumentar seu público. No entanto, isso pode parecer uma tarefa assustadora, especialmente se você estiver construindo sua lista do zero.
Felizmente, reunimos esta lista para mostrar como criar uma lista de e-mail para sua empresa e campanha de marketing.
O que compõe uma lista de e-mail de alta qualidade?
Antes de mergulhar nas táticas de construção de listas, é importante entender o que faz uma boa lista de e-mail em primeiro lugar. Em geral, uma lista de e-mail deve ser:
- Com base no consentimento. Você sempre deve obter permissão dos assinantes de e-mail antes de enviar campanhas para eles. Uma maneira de fazer isso é fazer um registro duplo. Isso ajudará você a manter sua reputação como remetente e cumprir os regulamentos de privacidade de dados (por exemplo, GDPR, Lei Anti-Spam).
- Receptivo ao seu conteúdo. Os contatos em sua lista de e-mail devem estar interessados tanto em sua empresa quanto nas campanhas de e-mail que você compartilha. É por isso que você nunca deve comprar uma lista de email marketing. Embora isso possa ajudá-lo a aumentar sua lista rapidamente, os contatos adquiridos têm maior probabilidade de marcar seus e-mails como spam ou cancelar a assinatura.
- Fácil de segmentar. A segmentação de e-mail é uma ótima maneira de enviar campanhas de e-mail direcionadas. Ao coletar informações de novos assinantes, tente coletar dados como preferências e dados demográficos (por exemplo, idade, identidade de gênero, localização).
- Aumentando. Você deve se esforçar para aumentar sua lista de e-mails o máximo possível. Isso ajudará você a atrair novos clientes e aumentar as conversões. Para aumentar sua lista de e-mails, é útil conhecer as táticas de criação de listas de e-mails mais eficazes.
Como criar uma lista de e-mail
Aqui está uma visão geral das etapas para criar sua lista de e-mails. Seguir essas diretrizes apenas melhorará o desempenho do seu e-mail e criará uma lista de e-mail mais valiosa para o seu negócio.
1. Escolha o software de marketing por e-mail certo
Ter o serviço de e-mail certo é a melhor maneira de aumentar e gerenciar listas de e-mail ao longo do tempo. Sua melhor aposta é procurar uma ferramenta que armazene contatos no software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
Isso ajudará você a acompanhar as informações do cliente, como preferências e comportamentos. Também facilita a integração do e-mail com outros canais de marketing digital (ex: SMS, WhatsApp, chat).
Por exemplo, o Bravo oferece ferramentas básicas de marketing por e-mail, incluindo formulários de inscrição e um criador de e-mail de arrastar e soltar. Você também obtém contatos ilimitados que são facilmente sincronizados com o próprio sistema de CRM da Brevo.
2. Crie um incentivo atraente
Qualquer tática de listagem bem-sucedida começa com a criação de algo que seu cliente aprecie. Sem uma isca digital de alta qualidade, é impossível gerar leads.
O que seus clientes querem? E como isso se relaciona com o que você está vendendo? Talvez seja um modelo de como fazer algo com seu produto ou uma lista de verificação para economizar tempo que evitará dores de cabeça para o leitor.
Pode ser um conteúdo valioso, como um e-book gratuito ou estudo de caso, bem como um brinde físico. Outras ideias de incentivos incluem conteúdo exclusivo ou cupons.
3. Coloque seu formulário de inscrição estrategicamente
Depois de criar um formulário de registro para coletar endereços de e-mail, você deve colocá-lo em um local acessível à maioria dos visitantes do site.
Tente colocá-lo nas páginas do seu site com alto tráfego. A página inicial, os cabeçalhos e os rodapés do seu blog geralmente são bons lugares para colocá-lo. Outro posicionamento comum de um formulário de inscrição de e-mail é na barra lateral do seu site.
4. Adicione um pop-up de intenção de saída ao seu site
Para aumentar sua lista de e-mails, abra um formulário pop-up de registro de e-mail antes que os visitantes deixem seu site. Isso ocorre porque os pop-ups geralmente são eficazes para criar listagens e aumentar as taxas de conversão.
Veja a estatística Beeketing, que diz que as empresas de comércio eletrônico podem economizar até 35% de visitantes perdidos com pop-ups de saída.
5. Crie páginas de destino que convertem
As páginas de destino dedicadas podem desempenhar um grande papel no crescimento de sua lista de e-mails. O objetivo de uma página de destino é fazer com que as pessoas “pousem” nela. Por exemplo, se você for um convidado em um podcast ou webinar, poderá fornecer seu incentivo e enviar as pessoas à sua página de destino para se inscrever.
Isso será mais fácil do que enviá-los para sua página inicial, onde eles terão que encontrar seu formulário de registro por conta própria. As páginas de destino também ajudam no SEO porque alguém pode pesquisar diretamente por “inscrever-se na lista de mala direta da marca X” nos mecanismos de pesquisa.
6. Promova o registro em plataformas de mídia social e sua assinatura de e-mail
Aumente sua lista de e-mails promovendo seu boletim informativo por e-mail e mídia social. Publique um link para o seu formulário de registro em suas postagens de mídia social. Ou crie seguidores realizando concursos ou brindes nas redes sociais.
Adicionar um CTA de inscrição de e-mail à sua biografia também pode ajudar a aumentar sua lista de e-mails. Dessa forma, toda vez que alguém visualizar sua biografia, você terá a oportunidade de atrair um novo seguidor.
Considere adicionar um link de assinante à sua assinatura de e-mail também. Essa é uma ótima maneira de divulgar seu boletim informativo para pessoas que já entraram em contato com você.
7. Crie um programa de indicações
Os programas de referência são outra tática de listagem eficaz. Peça aos assinantes existentes para compartilhar seu boletim informativo por e-mail com suas redes. Para incentivá-los ainda mais, ofereça um incentivo como pontos de recompensa ou um desconto exclusivo.
8. Incentive o registro offline com códigos QR
Aumente sua lista de e-mails coletando endereços de e-mail off-line, como em eventos pessoais ou em uma loja física. Os códigos QR são uma maneira conveniente de preencher a lacuna entre o offline e o online e aumentar sua lista de e-mails.