Como criar um site? Quando você cria seu primeiro site, há muito o que fazer! Além de escrever código HTML e CSS, você precisa testar seu site, comprar um domínio e hospedagem, fazer upload de seus arquivos e muito mais. Há também coisas opcionais como SEO, análise e validação. Para ajudar nesse processo, você pode querer verificar os serviços que podem ajudá-lo a construir seu site. Você pode criar um site aqui com tutoriais do Youtube ou fazer sua própria pesquisa, dependendo de como deseja proceder.
Descubra como configurar tudo corretamente e com o mínimo de estresse possível. Vamos criar seu site!
HTML e CSS
HTML e CSS são as principais linguagens dos sites e você precisa de ambos para criar um bom site. HTML sem nenhum CSS não apenas parecerá feio, mas também pode dar a impressão de que há um problema sério com seu site.
HTML e CSS são muito fáceis de aprender em comparação com outras linguagens de programação. Para aprender HTML e CSS, confira estas dicas de aprendizado de HTML e CSS.
Você também precisará de um editor de texto para escrever seu código HTML e CSS. Um editor de texto é um programa especial para escrever código, não um processador de texto como o Microsoft Word.
Script de site
Todo site precisa de HTML e CSS. No entanto, dependendo do tipo de site que você está criando, você também pode precisar de scripts de site. O script do site é o que transforma um site estático em dinâmico. É muito provável que seu site precise de scripts ou, pelo menos, seja útil. Aqui estão alguns exemplos de scripts de sites:
- formulários de contato
botões e controles interativos
banco de dados do site
conteúdo compartilhado entre páginas da web
Se você acha que seu site precisará de algum dos itens acima, precisará aprender uma linguagem de programação como JavaScript, PHP, CSS e HTML.
Navegadores da web
Cada navegador da Web processa HTML e CSS de maneira diferente, portanto, você também precisa garantir que seu site seja renderizado e funcione corretamente em cada um. Os cinco navegadores da web mais populares, em ordem do mais popular ao menos popular, são:
- Google Chrome
Windows Internet Explorer
Mozilla Firefox
Safari
Ópera
O Internet Explorer é particularmente famoso por ser lento para suportar novos recursos HTML e CSS, e a maioria dos web designers acha difícil otimizar seus sites para o IE. Apenas um aviso sobre isso.
Domínio e hospedagem
A hospedagem na web é um serviço que hospeda os arquivos do seu site (HTML, CSS, imagens, scripts, etc.) em um servidor para que qualquer pessoa possa acessar seu site. O nome de domínio é o endereço do seu site (por exemplo, marketingdigital.melhoremsaude.com.br).
Existem muitas empresas diferentes na Internet que vendem domínios e hospedagem. Você vai querer explorar algumas opções populares como GoDaddy, Media Temple, NameCheap, HostGator, Bluehost e Dreamhost, só para citar alguns.
Importante: Se você for usar scripts em seu site, pode ser necessário entrar em contato com um provedor de hospedagem dedicado. Se você estiver usando JavaScript e/ou PHP e MySQL, não precisa se preocupar. No entanto, tecnologias como Ruby on Rails, Python e ASP.NET geralmente não são suportadas pela hospedagem na web padrão. Se você estiver usando qualquer uma das linguagens ou estruturas de programação menos comuns, consulte a documentação dessa linguagem ou estrutura para obter instruções sobre como hospedar seu site.
Protocolo de transferência de arquivos
Para transferir os arquivos do seu site do seu computador para o servidor que hospedará o seu site, você precisa usar o File Transfer Protocol, ou FTP. Significa simplesmente enviar arquivos para a Internet.
Quando você faz login na sua conta de hospedagem, geralmente aparece um serviço que permite fazer upload de seus arquivos por meio de uma interface da web. Como alternativa, você pode usar um programa como o FileZilla para enviar seus arquivos sem fazer login na sua conta de hospedagem.
Opcional: Google Analytics
O software de análise é opcional. Mas se você quiser acompanhar como os visitantes estão interagindo com seu site, é muito útil. O software Analytics permite que você veja:
- quantas pessoas visitam seu site
quais páginas eles estão visualizando
quanto tempo eles estão no site
em quais sites eles estavam antes de visitar o seu.
O Google disponibiliza uma ferramenta 100% gratuita para tornar tudo isso possível chamada Google Analytics. Existem outros provedores de análise, mas o Google Analytics é o mais popular e provavelmente o único de que você precisará.
Opcional: Search Engine Optimization
A otimização do mecanismo de pesquisa é o uso de certas estratégias dentro e fora do site para aumentar o tráfego do mecanismo de pesquisa em seu site. Se você deseja se destacar em SEO, há muito o que aprender, por isso não entraremos em muitos detalhes.
Se você realmente deseja otimizar seu site, este é um bom lugar para começar. Identifique as frases-chave do mecanismo de pesquisa que são relevantes para o seu site e coloque essas frases-chave em seu site em locais específicos – como a tag HTML <title> e a tag HTML <h1>.
Opcional: Validação
A última coisa que vale a pena mencionar é a validação. A validação permite que você verifique se o código do seu site está em conformidade com os padrões W3C. Se isso não acontecer, nada de ruim acontecerá – mas não há nada de errado nisso. Verificar seu código é fácil – o W3C fornece ferramentas gratuitas com as quais você pode executar seu código HTML e CSS para detectar quaisquer erros. Aqui estão os links:
Na próxima página, você terá a oportunidade de começar a construir seu primeiro site com um modelo HTML gratuito.
Plano de Marketing Digital
Você pode ter pensado que construir seu site era a parte mais difícil (e não é fácil), mas assim que seu site estiver instalado e funcionando, você perceberá rapidamente como pode ser difícil fazer com que as pessoas o visitem. Para fazer isso, você precisa de marketing online.
Considere os tipos de táticas de marketing online que funcionam melhor para o seu site e desenvolva um plano para ajudar a aumentar a visibilidade do seu site e direcionar o tráfego na direção certa. Ninguém comprará seus produtos ou lerá seu conteúdo sem antes encontrar seu site. Para atingir o objetivo definido na primeira etapa, você precisará se dedicar a esforços contínuos de marketing que trarão seu público até você.