Como construir um site do zero (Guia passo a passo para iniciantes)

Como criar um site

No atual cenário de negócios digital, a presença on-line sem dúvida nunca foi tão importante para os negócios. Um site é uma maneira rápida e fácil para as empresas expandirem seu alcance, aumentarem sua marca e acompanharem a concorrência.

Para novas empresas, construir um site pode parecer uma tarefa assustadora, e aqueles que não têm experiência em primeira mão podem se sentir perdidos. Felizmente, com a preparação certa, você mesmo pode criar um site de negócios simples.

Neste artigo, mostraremos como criar um site do zero. Antes de continuar a leitura, é importante observar que, embora este guia seja geralmente destinado a iniciantes, ele abordará alguns processos que podem exigir habilidades intermediárias a avançadas de codificação e desenvolvimento da Web.

Como criar um site do zero em 8 passos

Construir um site do zero, embora seja um processo intensivo, é uma ótima maneira de garantir que seu site reflita os objetivos de sua empresa. Na verdade, ele permite que você implemente sua visão única desde os primeiros estágios da criação do site, adaptando aspectos como estética, navegação e usabilidade geral de acordo.

Abaixo estão dez etapas críticas para criar um site do zero.

1. Aprimore e melhore as habilidades relevantes

Antes de começar a conceituar seu novo site, é importante primeiro auditar suas habilidades necessárias, ou seja, aquelas relacionadas ao desenvolvimento e codificação da web. Essas habilidades podem desempenhar um papel importante na construção de um site DIY, pois podem ajudá-lo a lidar com etapas técnicas importantes por conta própria, o que pode levar a um processo de desenvolvimento mais suave e a um controle criativo mais fácil.

Pré-requisitos úteis para o desenvolvimento de sites podem incluir codificação em linguagens como JavaScript e HTML/CSS (para vários fatores de design e usabilidade), solução de problemas e depuração (para garantir que seu site seja consistentemente eficaz, atualizado e gratuito de falhas críticas). segurança) e otimização de mecanismo de pesquisa (ou SEO – para otimização eficaz e promoção de seu site de forma que seja pesquisável e competitivo dentro do algoritmo de pesquisa do Google).

As habilidades de desenvolvimento web front-end e back-end também são muito úteis, pois permitem que você entenda e gerencie com eficácia os problemas de usabilidade do lado do cliente e a arquitetura subjacente do site em um nível técnico abrangente. Para começar com o desenvolvimento web, confira nosso guia sobre como se tornar um desenvolvedor web.

2. Estabeleça uma meta

Depois de concordar com as principais habilidades, sua próxima etapa é definir uma meta comum para seu novo site. Pergunte a si mesmo: qual é o objetivo de longo prazo deste site? É para vender produtos? Para expressar e expandir a personalidade da sua marca? Que tipo de interface de usuário você espera fornecer? Quais métricas de usuário você acompanhará no site?

Depois de responder a todas as perguntas relevantes, será mais fácil planejar a interface do site, a estética, as possíveis páginas e outros aspectos diretamente relacionados aos seus objetivos. Por exemplo, se você planeja usar o site para aumentar o reconhecimento da marca e facilitar as transações digitais, pode criar uma página inicial que ofereça acesso fácil a produtos on-line em destaque e atualizações da empresa, bem como informações baseadas em identidade (como a seção detalhada “ Sobre nós”). Independentemente da sua visão, certifique-se de declarar seus objetivos da forma mais clara e detalhada possível.

3. Escolha um provedor de hospedagem

Escolher um provedor de hospedagem é uma parte relativamente simples, mas importante, da construção de um site. Muitas das principais plataformas de hospedagem (como Bluehost e HostGator) aceleraram esse processo, geralmente fornecendo registro de domínio gratuito, ferramentas de criação de sites com desconto e outras vantagens iniciais.

Assim como na etapa anterior, essa decisão deve ser baseada em suas necessidades e objetivos para o site, especialmente aqueles relacionados à estrutura e usabilidade do site. Por exemplo, se seu site for projetado para mostrar galerias de imagens e mídia, você provavelmente desejará escolher uma plataforma que forneça espaço para arquivos maiores e velocidade suficiente. Usando esses critérios, você pode restringir suas opções a alguns fornecedores em potencial e determinar qual deles será o mais econômico, confiável e alinhado com as aspirações de sua empresa.

4. Escolha um nome de domínio

Em teoria, escolher um nome de domínio de site pode ser rápido e fácil, mas, como GoDaddy aponta, a escolha é comparável à escolha de um nome comercial. Isso pode exigir muita reflexão, pois seu nome de domínio desempenhará um papel importante em sua identidade online. Do ponto de vista de SEO, um nome de domínio eficaz pode tornar seu site mais pesquisável por palavras-chave, além de facilitar a promoção de seu site com campanhas de marketing digital.

Com tudo isso em mente, reserve um tempo para pensar em várias opções de domínio, pesquisa de palavras-chave e outras análises de mercado para identificar um nome curto, cativante e que se refira ao serviço ou produto que você oferece. Seu domínio deve ser memorável e cativante, enquanto reflete seu público-alvo ou local (por exemplo, você pode considerar listar seu local diretamente no nome do domínio).

5. Escolha um modelo ou layout de site

O layout do seu site terá um papel fundamental na entrega da experiência do usuário desejada e deve ser escolhido com planejamento cuidadoso e pesquisa prévia. Você pode começar escolhendo um construtor de sites com muitos modelos de site aplicáveis, restringindo suas opções àqueles com estilos e estruturas que refletem sua visão. Tais considerações podem incluir a necessidade de usar comércio eletrônico, agendamento de reuniões ou outra funcionalidade específica para o seu negócio. Supondo que o tema seja personalizável ao seu gosto, use-o como um wrapper para ideias de design maiores, como plug-ins e widgets específicos, esquemas de cores e ordem e hierarquia de páginas.

6. Crie páginas relevantes

Os sites mais eficazes contêm muitas páginas ou seções – geralmente uma página inicial e algumas subpáginas que representam vários aspectos dos negócios de uma empresa. Como os blocos de construção básicos do seu site, essas páginas devem ser estruturadas e ordenadas de forma que se encaixem na jornada do usuário pretendida e devem ser acessíveis e fáceis de navegar. Se você estiver usando um construtor de sites, provavelmente incluirá a capacidade de adicionar, remover e personalizar páginas dentro do tema geral do seu site. Use esta funcionalidade para criar páginas que reflitam coletivamente o objetivo e a mensagem do seu site.

7. Crie um sistema de pagamento (para sites e-commerce)

Se o seu site for projetado para compras on -line, desenvolva um layout para os produtos ou serviços da sua empresa. As transações digitais geralmente são utilizadas em sites de vendas, portanto, certifique-se de projetar seu site de acordo. Para começar, as lojas digitais mais bem-sucedidas oferecem suporte a uma variedade de métodos de pagamento, desde crédito e débito até serviços conectados, como Google Pay e PayPal.

Além disso, seu sistema de pagamento deve ser baseado em pagamentos rápidos, contínuos e seguros que criem uma sensação de fluidez e confiança. Essa funcionalidade pode beneficiar a taxa de rejeição do seu site e garantir que mais produtos ou serviços sejam considerados para compra. Você também pode usar recursos como navegação de menu fixo, um tipo de cabeçalho que permanece estático enquanto os usuários rolam a página, dando a eles acesso constante às opções de pesquisa e compra. Uma experiência de usuário positiva e fácil de usar pode ajudar muito a construir a fidelidade e a confiança do cliente.

8. Mantenha seu site sempre atualizado

Mesmo depois que seu site for construído e você tiver assinantes, certifique-se de mantê-lo atualizado. À medida que seu site ganha força na web, seus usuários podem acabar perdendo a paciência ou abandonando conteúdo obsoleto e fatores de usabilidade do site mal administrados (links quebrados, mídia quebrada, etc.). Portanto, é importante manter seu site ativo e vai além de apenas postar e blogar.

A HostGator recomenda a implementação de alguns hábitos importantes para manter seu site atualizado. Entre eles:

  • Crie um calendário de conteúdo para manter o conteúdo do seu site consistente, atualizado e refletir os eventos e tendências atuais.
  • Reutilize e reposte conteúdo antigo se for relevante em um contexto moderno (talvez vinculando de volta ao conteúdo original para fins de SEO).
  • Realize verificações regulares para menções de palavras-chave desejáveis ​​no site e fatores relacionados ao design.
  • Considere atualizar os modelos e layouts do site que podem estar melhor alinhados com os eventos atuais.

Além disso, fique de olho no feedback do usuário que pode ajudar a melhorar a interface do site. Você pode, por exemplo, considerar alterar o tema ou o layout de seu site se os usuários relatarem problemas com a navegação por meio da visualização móvel. Certifique-se de comunicar essas alterações aos seus usuários, talvez por meio de uma postagem de mídia social ou boletim informativo do site.