Como criar uma loja virtual lucrativa em 2023


Se você tem produtos exclusivos que gostaria de vender ou está procurando iniciar um negócio de atacado ou dropshipping, precisará de um ótimo site com funcionalidade de comércio eletrônico para ter sucesso online. Com custos iniciais relativamente baixos e a disponibilidade de muitos grandes criadores de sites sem código, iniciar um negócio de comércio eletrônico é mais fácil do que nunca. Neste artigo, mostraremos como abrir uma loja online em apenas oito etapas fáceis. Torne seus sonhos de negócios de comércio eletrônico uma realidade hoje!

1. Escolha um nicho viável e defina seu público-alvo

O primeiro passo para iniciar sua loja online é identificar o nicho de mercado que você gostaria de atender. Um dos maiores erros que os novos empresários cometem é não focar nos três componentes da seleção de nicho:

  • Lucratividade: você precisa de um nicho lucrativo para ver o retorno do seu investimento e construir uma loja online lucrativa. Se um produto é muito caro para fabricar ou comprar no atacado, ele tem baixo potencial de lucratividade. Da mesma forma, um produto pode ser muito caro para enviar e pode ser mais adequado para venda pessoalmente.
  • Capacidade de pesquisa: as melhores lojas de comércio eletrônico apresentam produtos que são procurados pelas pessoas. Por exemplo, se você deseja iniciar uma loja online vendendo coleiras para cães, verifique se a palavra-chave que você está segmentando é “coleiras para cães”. Use ferramentas de SEO para identificar os produtos que as pessoas estão procurando.
  • Paixão: Pense nos seus hobbies. Por exemplo, sobre o que você gosta de conversar ou explorar? Quando você é apaixonado pelo que está vendendo, é mais provável que continue com isso em tempos difíceis. Além disso, você deseja que os clientes indiquem pessoas para sua loja porque você é um especialista em um determinado campo, produto ou serviço.

Seu público-alvo é tão importante quanto seu nicho. Você quer ter certeza de que os produtos que você vende vão interessá-los e que eles podem comprar o que você vende sem problemas. Não peça a opinião das pessoas sobre o seu produto, a menos que elas façam parte do seu público-alvo.

2. Escolha sua linha de produtos

Depois de identificar seu nicho e público-alvo, é hora de decidir sobre sua linha de produtos ou serviços. Esta pode ser a parte mais difícil de abrir sua loja online. Você quer ter certeza de que não está vendendo um produto que é muito caro para produzir ou que ninguém está procurando. Também é importante garantir que você tenha os recursos, como armazenamento e remessa, para armazenar seus produtos.

Se você escolher um produto que já é popular, como vai diferenciá-lo dos melhores? Você pode melhorar um produto existente? Como você se certifica de que sua loja online é a fonte deste produto?

criar site

3. Construa sua marca e seus ativos

Depois de entender que quer vender, o próximo passo é escolher sua marca ou nome da empresa e criar elementos de sua marca, como um logotipo. Para alguns, esta etapa pode ser muito fácil, mas para outros pode ser uma tarefa muito difícil. Uma das maneiras pelas quais as empresas geralmente analisam as ideias de nomes é indo a um registrador de nomes de domínio como o GoDaddy  para compras de domínio internacional ou registro.br para compras de domínios brasileiros .com.br e procurando domínios disponíveis. A razão é que, idealmente, você deseja que seu nome de domínio corresponda ao nome da sua empresa.

Se você não sabe por onde começar ao criar seu logotipo, o Canva é um ótimo lugar para começar. Ele oferece dezenas de modelos de logotipo gratuitos e fáceis de personalizar. Caso você não queira experimentar o design de logotipo, sempre pode contratar alguém para fazer isso por você em plataformas como Workana.

4. Cadastre sua empresa

Você precisará abrir uma empresa (MEI) para processar pagamentos em sua loja online. Você precisa registrar sua loja online como pessoa jurídica em seu estado. Embora você possa se registrar como um único comerciante ou corporação, é comum que pequenas empresas se registrem como (MEI) Microempreendedor individual.

Abrir uma empresa MEI para sua nova empresa também oferece vantagens fiscais, portanto, verifique com seu contador para ver se uma MEI é a melhor opção para você. O processo de registro de sua empresa varia de estado para estado, por isso é melhor entrar em contato com o secretário de estado do seu estado para obter mais detalhes sobre o processo. Como alternativa, você sempre pode usar um serviço de registro comercial.

5. Escolha uma plataforma de comércio eletrônico

Então é hora de escolher uma plataforma de comércio eletrônico. Esta é a plataforma onde irá criar e gerir a sua loja online. Existem algumas ótimas plataformas de comércio eletrônico para escolher, como Wix, Magento, Squarespace e Shopify . No entanto, cada plataforma vem com seu próprio conjunto exclusivo de recursos que afetam a acessibilidade, recursos e facilidade de uso, por isso vale a pena reservar um tempo para encontrar o caminho certo para você.

Aqui estão algumas das melhores plataformas de comércio eletrônico para criar facilmente uma loja online:

  • Squarespace: Melhor para iniciantes em web design que desejam criar facilmente uma bela loja online com ferramentas de marketing integradas.
  • Shopify: A melhor plataforma de comércio eletrônico para criar uma loja dropshipping. Os planos começam em US$ 29/mês e normalmente incluem a compra de um tema premium por cerca de US$ 250.
  • Square: Melhor para pessoas com orçamento limitado, pois oferece planos gratuitos e para quem planeja vender na loja e online.
  • Wix: Mais uma opção para criar um site que cresce no Brasil. É mais limitado que o Woocommerce em termos de recursos, mas também mais fácil de usar. Além disso, não é gratuito, embora seja bastante acessível.
  • Magento: Há alguns anos, era a única líder no mercado de e-commerce, mas vinha perdendo espaço para novos concorrentes. De qualquer forma, continua sendo uma das tecnologias mais seguras e completas do mercado.

6. Crie seu site de comércio eletrônico

Depois de decidir qual plataforma de comércio eletrônico deseja usar, o próximo passo é acessar essa plataforma, criar uma conta e começar a criar sua loja online. Embora as etapas variem dependendo de qual plataforma você está usando, as etapas geralmente envolvem mais ou menos o seguinte.

Como criar um site de loja online:

  • Vá para a plataforma de comércio eletrônico de sua escolha e crie uma conta.
  • Escolha um nome de domínio (geralmente incluído no plano – caso contrário, adquira-o separadamente).
  • Escolha um modelo ou tema.
  • Adicione o nome e o logotipo da sua empresa.
  • Personalize sua página inicial, bem como todas as outras páginas da web.
  • Adicione seus produtos e crie listas de produtos.
  • Configurando um processador de pagamento.
  • Personalize as configurações (como calculadoras de impostos ou calculadoras de remessa).

7. Otimize seu site

Depois que sua loja online estiver funcionando, otimize-a para os mecanismos de pesquisa para que ela possa ser encontrada online e em mecanismos de pesquisa como o Google. Isso ajudará seu site a aumentar sua visibilidade, atrair mais visitantes e aumentar as vendas – tudo de graça.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para otimizar seu site:

  • Tags de título: A tag de título é o texto que aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Sua tag de título deve ser descritiva e relevante para seu produto ou serviço.
  • Descrições Meta: A descrição meta é o texto que aparece abaixo da tag de título nas SERPs. Use uma linguagem descritiva e interessante que incentive as pessoas a clicarem em seu site.
  • Tags H: Tags H são os títulos da sua página. Certifique-se de que sejam descritivos e ajudem a explicar sobre o que é a página.
  • Imagens: Inclua imagens em sua página e verifique se elas estão devidamente marcadas com palavras-chave.

8. Conte ao mundo

Assim que sua loja online estiver funcionando, você precisará vendê-la. A razão para isso é que construir um negócio com SEO é um componente chave da sua estratégia de longo prazo. Comercializar seus produtos e serviços ajudará a direcionar o tráfego agora.

Aqui estão algumas maneiras de promover sua loja online:

  • Envie sua marca para diretórios online.
  • Trabalhe com influenciadores para promover sua marca.
  • Publicidade online (como Google Ads ou Facebook Ads).
  • Use o marketing de conteúdo para ajudar a encontrar seu site na internet.
  • Crie perfis nas redes sociais e torne-se ativo nelas.
  • Programas de indicação ou fidelidade.
  • Use palavras-chave (se você tiver produtos exclusivos ou inovadores).
  • Junte-se ao programa de marketing de afiliados.
  • Experimente o marketing boca a boca.

A melhor maneira de promover sua loja online depende do seu negócio e dos produtos ou serviços que você vende. Campanhas de marketing bem-sucedidas contêm muitas dessas estratégias, se não todas, ao mesmo tempo. Experimente alguns métodos diferentes e veja quais funcionam melhor para você.