Ganhe mais e gaste menos em suas campanhas publicitárias

ROI

Como anunciante, você deseja crescer aproveitando ao máximo seu investimento em publicidade. Esteja você usando mídia social, pesquisa paga ou publicidade nativa, lançar uma campanha publicitária é apenas metade da batalha. A outra metade é determinar o impacto de crescimento dessa campanha.

É aqui que entra o retorno sobre o investimento em publicidade que mede a relação custo-benefício de um canal específico, permitindo que os anunciantes rastreiem e comparem o desempenho de suas campanhas publicitárias calculando a receita total gerada por uma campanha dividida pelo custo total.

Em outras palavras, o retorno sobre o investimento em publicidade mostra a eficácia com que você entregou mensagens publicitárias ao público-alvo. A chave para essa eficácia é a relevância da mensagem. Quanto mais relevante for sua mensagem para seu público, maior será seu lucros.

Os dados são especialmente úteis para medir o desempenho do anúncio porque levam em consideração as conversões, não apenas os cliques. Embora medir a taxa de cliques (CTR) seja uma boa ideia, é ainda mais importante acompanhar seu ROI para que você possa desenvolver estratégias de publicidade adequadas ao seu orçamento.

Como você maximiza seu ROI? Aqui estão cinco maneiras de aumentar significativamente seu ROI para criar anúncios relevantes, direcionados e eficazes e aproveitar ao máximo seu investimento em publicidade.

O QUE É ROI?

ROI é a é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing. A fórmula para calcular o ROI é (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.

1. Reduza o custo de sua publicidade

Há uma maneira fácil de melhorar seu ROI: gaste menos em seus anúncios. Mas existem táticas diferentes para manter menos dinheiro fora da porta. Aqui estão algumas maneiras de reduzir seus custos de publicidade:

Experimente sua estratégia de lances. A escolha de uma estratégia de publicidade vencedora costuma ser um processo de tentativa e erro. Tente não ficar preso em uma maneira de configurar seus anúncios. Mesmo que um deles seja bem-sucedido, em algum momento você precisará fazer alterações nele para acompanhar as mudanças do mercado. Considere estas duas abordagens para otimizar sua estratégia de lances do Google Ads:

  • Lances manuais: você pode definir manualmente seu lance máximo usando o custo por clique (CPC) manual ou otimizado para controlar os gastos com anúncios sem afetar as conversões de anúncios.
  • Lance automático: há muitas maneiras diferentes de configurar lances automáticos para ajudar você a atingir metas de publicidade específicas. O Lances inteligentes usa aprendizado de máquina para otimizar as conversões para cada leilão.

Esforce-se para ter uma classificação mais baixa nos resultados da pesquisa. Você pode economizar dinheiro não classificando seu anúncio na parte superior das páginas de resultados de pesquisa. Digamos que se você ficar em terceiro lugar, seu anúncio custará menos e ainda estará diante dos olhos dos visitantes na primeira página – e ainda acima da dobra.

Segmente o público certo. Ao definir seu público-alvo, você gasta menos com publicidade e alcança mais usuários em potencial. Por exemplo, você pode identificar usuários por geolocalização, cargo ou dispositivo. Considere segmentar seu público com base em vários marcadores e, em seguida, criar anúncios e páginas de destino pós-clique que ressoam com esses grupos segmentados. A segmentação melhora quase todos os aspectos de suas campanhas, como Índice de qualidade do Google, taxa de cliques (CTR) e experiência do usuário em sua página de destino.

Preste atenção às palavras-chave. Pesquisar e implementar as palavras-chave certas pode melhorar muito a classificação de qualidade do Google e o desempenho do anúncio. Lembre-se de usar palavras-chave negativas para excluir determinados termos de pesquisa para que suas campanhas se concentrem em palavras-chave muito específicas e importantes para seu público. E, embora possa parecer contra-intuitivo, lance em termos de marca dos concorrentes para garantir que você também apareça nos resultados de pesquisa.

2. Aumente as conversões de anúncios com páginas de destino relevantes
Aumentar sua taxa de conversão é a outra metade de sua estratégia de publicidade e pode ter um grande impacto no ROAS. A chave é vincular anúncios a impressões pós-clique relevantes para que a intenção de seus usuários (com base em como eles pesquisam) seja refletida na campanha desde o primeiro clique até a página de destino.

Aqui estão três maneiras de tornar suas páginas de destino mais relevantes e aumentar sua taxa de conversão:

  • Crie páginas de destino pós-clique personalizadas. Otimize suas páginas de destino usando as diretrizes de design da página de destino para garantir uma experiência de usuário positiva. Personalize suas páginas de destino não apenas adaptando mensagens para corresponder às experiências pré e pós-clique de seus usuários, mas também segmentando as necessidades e metas de seus segmentos de público-alvo para aumentar sua receita de anúncios pagos.
  • Otimize a velocidade da página. A velocidade é um fator crítico na experiência do usuário. Os usuários estão ficando mais impacientes e as páginas com tempos de carregamento mais longos podem aumentar as taxas de rejeição e reduzir o tempo médio na página. Certifique-se de que a velocidade de carregamento da página seja otimizada corrigindo problemas comuns de velocidade, como imagens não otimizadas, arquivos de mídia grandes e problemas de JavaScript. O mecanismo de renderização Thor™ da Instapage realiza um redesenho completo das páginas de destino para melhorar a capacidade de resposta e os tempos de carregamento.
  • Implemente a narrativa orientada à conversão. Ao escrever seus anúncios, inclua micro histórias atraentes para manter os visitantes envolvidos durante todo o processo de publicidade. Use dados de audiência, como psicográficos e demográficos, que reflitam as crenças e valores de seus usuários.

3. Aumente o valor da vida útil do cliente

Um velho ditado da publicidade diz: “Seus melhores clientes são aqueles que você já tem”. Na verdade, reter os clientes atuais é muito mais barato do que adquirir novos, e a probabilidade de vender para os clientes atuais é muito maior do que tentar atrair usuários que não conhecem sua marca. Portanto, parte do aumento do ROAS é aumentar o valor da vida útil (LTV) do seu cliente, a receita média estimada que um cliente ganhará ao longo da vida.

Considere estes métodos para aumentar o LTV:

  • Campanhas de redirecionamento. Use cookies e pixels para rastrear visitantes que deixaram sua página sem converter. Lance campanhas publicitárias de retargeting para trazê-los de volta.
  • Campanhas de E-mail. Use campanhas de promoção por e-mail para validar sua oferta, envolver seus assinantes e convencê-los a mudar.
  • Programas de recompensas e fidelidade. Execute programas de fidelidade para incentivar e recompensar os clientes em troca das ações que você deseja que eles realizem.
  • Vendas. Oferecer atualizações temporárias, produtos agrupados e frete grátis para os clientes são algumas das maneiras de impulsionar as vendas e aumentar a receita e o ROI.

4. Otimize seus anúncios do Google Shopping

Os anúncios da lista de produtos do Google (PLAS) ainda são um dos canais de publicidade mais populares. Os gastos com anúncios de PLA continuam aumentando, especialmente em dispositivos móveis. Portanto, é recomendável otimizar os anúncios de compras de PLA, tornando-os relevantes, segmentando seu público segmentado e coletando e analisando dados de desempenho.

5. Afaste-se dos dados

Alguns problemas de ROAS podem não estar relacionados às suas estratégias de publicidade. Reserve um tempo para pensar nos obstáculos que podem estar relacionados aos seus produtos ou ao processo de compra. Você poderia combinar os produtos de forma a torná-los mais atraentes? Você deve reconsiderar sua política de preços?

Além disso, considere a rota de chamada para ação (CTA) que você pede a seus clientes para navegar. Se for confuso ou exigir que eles cliquem muitas vezes, isso pode levar a conversões mais baixas e prejudicar seu ROI.